Pesquisar

Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha: conheça história da data

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho, reforça a luta histórica das mulheres negras por sobrevivência em uma sociedade estruturalmente racista.

No Brasil, a data homenageia a líder quilombola Tereza de Benguela, símbolo de luta e resistência da comunidade negra e indígena, que enfrentou a escravidão por mais de 20 anos.

Após a morte do marido, José Piolho, Tereza assumiu o comando do Quilombo Quariterê e o liderou por décadas. Ficou conhecida por sua visão vanguardista e estratégica.

O Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha foi instituído em 1992 no 1º Encontro de Mulheres Afro-latino-americanas e Afro-caribenhas, na República Dominicana.

O evento surgiu para dar visibilidade à luta das mulheres negras contra a opressão de gênero, a exploração e o racismo.

Resistir, construir e avançar são verbos que as mulheres negras carregam consigo historicamente. Da luta contra a escravidão aos tempos atuais, elas fazem a micro e macro política nas ruas e nas arenas públicas.

A história da organização das mulheres negras em defesa de seus interesses começa no século XIX, com a criação de associações e irmandades, e durante o século XX com a criação de organizações a partir de 1950, o ano em que é fundado o Conselho Nacional de Mulheres Negras no Rio de Janeiro.

Por que ainda é preciso lutar?

Mais da metade da população brasileira é negra, segundo dados do IBGE. Porém, essa população, em especial as mulheres negras, protagonizam os piores indicadores sociais.

De acordo com o Atlas da Violência de 2019, 66% de todas as mulheres assassinadas no país naquele ano eram negras. Além disso, 63% das casas chefiadas por mulheres negras estão abaixo da linha da pobreza, de acordo com a última Síntese dos Indicadores Sociais do IBGE.

Superar o racismo é fundamental para o enfrentamento das desigualdades e para a construção de uma sociedade verdadeiramente democrática.

Por isso, é preciso que o respeito paute a relação das empresas com seus colaboradores, assim como é necessário investir em ações de afirmação positiva.

Nós da MCS Markup somos aliados desta luta!

Picture of MCS Markup

MCS Markup

Compartilhe este conteúdo

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email

Newsletter

Assine nossa Newsletter e fique por dentro do conteúdo MCS Markup

Mais Conteúdo

Entre em contato para transformar seu negócio!

Preencha o formulário e entraremos em contato para entender suas necessidades e encontrar a melhor abordagem para o sucesso do seu negócio.

Utilizamos cookies para armazenar e acessar informações, como dados de navegação, com o propósito de servir e personalizar conteúdos e anúncios, e analisar o tráfego do site. Ao navegar, você concorda com a nossa Política de Cookies.