Alteração relevante na DRE muda a forma de demonstrar o desempenho financeiro das empresas

A primeira grande alteração na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) em mais de duas décadas está prevista para transformar a maneira como as empresas reportam seu desempenho financeiro.

Por Vinicius Silva, Gerente da área de Auditoria Externa

Em 7 de abril de 2024, o International Accounting Standards Board (IASB) aprovou mudanças significativas na norma IAS 1, trazendo uma nova abordagem para a apresentação das demonstrações financeiras. O objetivo é fornecer informações mais transparentes e comparáveis, padronizando a forma como o desempenho financeiro das empresas é demonstrado, o que promete facilitar a análise e a comparação entre empresas do mesmo segmento.

Essas mudanças afetam as empresas que seguem as normas contábeis internacionais IFRS, uma prática comum no Brasil desde a promulgação da Lei nº 11.638/07, que alinhou as normas contábeis locais com os padrões internacionais. Com a introdução do IFRS 18, a DRE será reorganizada em três principais categorias: Operacional, Investimento e Financiamento, além de outras seções para Imposto de Renda e Contribuição Social e Operações Descontinuadas.

O novo modelo não apenas organiza melhor os dados financeiros, mas também reforça a transparência nas despesas operacionais e impõe a apresentação obrigatória de subtotais essenciais, como Lucro/Prejuízo Operacional e Lucro/Prejuízo antes do Financiamento e Tributo sobre o Lucro.

Com vigência programada para 1º de janeiro de 2027, há a possibilidade de adoção antecipada, caso permitido pelos reguladores, oferecendo assim uma janela de preparação para empresas e auditores. Importante destacar que a norma ainda demandará adaptações para a realidade brasileira, por isso, é essencial se manter atento às comunicações do CFC, CVM e demais reguladores.

Apesar dessas mudanças na estrutura de apresentação, o IFRS 18 não altera as normas de reconhecimento ou mensuração nas transações contábeis.

Outro aspecto relevante é que essa mudança ocorrerá simultaneamente ao período de transição da reforma tributária, o que exigirá atenção redobrada por parte de contadores, auditores e especialistas tributários.

Quer saber como essas alterações podem impactar sua empresa? Nossa equipe de Auditoria Externa está disponível para ajudar. Entre em contato aqui para agendar uma conversa e esclarecer suas dúvidas.

Picture of MCS Markup

MCS Markup

Compartilhe este conteúdo

WhatsApp
Facebook
LinkedIn
Email

Newsletter

Assine nossa Newsletter e fique por dentro do conteúdo MCS Markup

Mais Conteúdo

Entre em contato para transformar seu negócio!

Preencha o formulário e entraremos em contato para entender suas necessidades e encontrar a melhor abordagem para o sucesso do seu negócio.

Utilizamos cookies para armazenar e acessar informações, como dados de navegação, com o propósito de servir e personalizar conteúdos e anúncios, e analisar o tráfego do site. Ao navegar, você concorda com a nossa Política de Cookies.