Por Marcelo Musial, sócio da MCS Markup, empresa full service de
consultoria e gestão empresarial.
Nos últimos anos, o Programa Empresa Cidadã, que concede 2 meses a mais de licença maternidade (estendendo o período de 4 para 6 meses), tem se destacado como uma iniciativa valiosa de promoção do bem-estar de trabalhadores brasileiros e que, ao mesmo tempo, oferece benefícios fiscais significativos às empresas participantes. No entanto, é surpreendente notar que a adesão ao programa permanece baixa, com cerca de 22 mil empresas inscritas. Talvez isso ocorra porque os benefícios de Imposto de Renda estão servindo apenas às companhias maiores, deixando de fora a grande massa de empresas que adotam o Simples Nacional ou o Lucro Presumido, e representam mais de 80% das vagas de emprego no país.
Um outro motivo para essa hesitação pode residir na dificuldade enfrentada pelas empresas em encontrar mão de obra qualificada para substituir trabalhadoras durante o período de licença maternidade. Esse desafio é ainda mais premente em setores onde a demanda por habilidades específicas é alta, dificultando a liberação de funcionárias durante esse período crucial.
Além disso, não podemos ignorar a ainda difícil realidade enfrentada pelas mulheres no mercado de trabalho. Apesar dos avanços nas políticas de igualdade de gênero, ainda existe uma dificuldade oculta de empregabilidade para elas nessa fase da vida. Algumas pesquisas relatam que até 40% das profissionais já se sentiram discriminadas em processo seletivo por desejarem ser mãe.
Em época de Dia das Mães, que tal você empresário refletir sobre a importância desse benefício para as mulheres? Para as empresas maiores, isso não deveria ser um problema. É praticamente de graça, sem custo. E em tempos de Reforma Tributária, não deveríamos universalizar ainda mais os benefícios fiscais do Programa?
Ao aderir ao Programa Empresa Cidadã, a companhia não apenas desfruta dos benefícios fiscais, como dedução do salário maternidade do Imposto de Renda e isenção do pagamento de INSS sobre o salário maternidade, mas também demonstra um compromisso genuíno com o bem-estar de suas funcionárias e com a promoção da igualdade de oportunidades no local de trabalho.
Ao superar os desafios e considerar os benefícios a longo prazo, as empresas podem não apenas fortalecer sua posição no mercado, mas também contribuir para uma sociedade mais justa e inclusiva para todas as mulheres.
Sobre a MCS Markup
Criada em 2014, a MCS Markup é uma empresa full service de consultoria e gestão empresarial, 100% brasileira e de padrão internacional, comprometida em simplificar processos e promover transformações e inovações aos clientes, de forma personalizada. É associada à renomada PrimeGlobal, uma Associação de Firmas de Consultoria e Contabilidade presente em mais de 112 países ao redor do mundo. Em 2023, foi reconhecida pela Leaders League Brasil como uma das melhores empresas nas áreas de Transaction Services e Auditoria Externa. Na área de Transaction Services, o prêmio foi concedido pelo terceiro ano consecutivo, destacando a excelência dos serviços de due diligence.